Publicaciones
An Open Data Platform to Advance Gender Equality in STEM in Latin America
Maciel, C., Guzman, I. R., Berardi, R. C. G., Rodriguez-Rodriguez, N., Salgado, L., Frigo, L. B., Branisa, B., & Jiménez, E. (2024). An open data platform to advance gender equality in STEM in Latin America. Communications of the ACM, 67 (8), 90–92. https://doi.org/10.1145/3653294
Disponible en: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3653294
Artículos publicados en revistas periódicas
Mulheres em STEM: produções acadêmicas no contexto brasileiro
Arndt, G. J., Gonçalves, M. B., Miguel, R. D. B. P., & Frigo, L. B. (2023). Mulheres em STEM: produções acadêmicas no contexto brasileiro. Interfases, (018), 133-148.
Disponible en: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Interfases/article/view/661
“Lugar de mulher é na tecnologia”: uma análise de perfis eiros no Instagram sobre mulheres nas tecnologias
Gonçalves, M. B., Arndt, G. J., Miguel, R. de B. P., & Frigo, L. B. (2023). “El lugar de una mujer está en la tecnología”: un análisis de perfiles eños de Instagram sobre mujeres en tecnología. Interfases, (018), 159-167. https://doi.org/10.26439/interfases2023.n018.6617
Disponible en: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Interfases/article/view/6617
Libros o ediciones publicadas/organizadas
4 ELLAS: Edição especial da Interfases
Temos o prazer de anunciar que a rede internacional de pesquisa ELLAS colaborou com a edição especial (4 ELLAS) da revista digital Interfases, publicada pela Universidade de Lima. Esta edição apresenta versões estendidas dos trabalhos de pesquisa apresentados inicialmente no 2nd WELLAS, enriquecendo ainda mais o discurso sobre equidade de gênero em STEM. Esta edição traz artigos em inglês (8), português (5) e espanhol (1) enfatizando também a inclusão por meio do idioma.
Disponible en: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Interfases/issue/view/427
Resúmenes ampliados publicados en actas de congresos
Venciendo los desafíos para la inclusión de mujeres en STEM
Dávila, G., Guzmán, I., Quintanilla, C., & Maciel, C. (2022). Venciendo los desafíos para la inclusión de mujeres en STEM. Actas Del Congreso Internacional De Ingeniería De Sistemas, 44-47. https://doi.org/10.26439/ciis2022.6067
Disponible en: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/CIIS/article/view/6067
Trabajos completos publicados en actas de congresos
Gender Equality Policies in STEM in Latin America – A Systematic Literature Review
Guzman, I. R., Viterbo, J., dos Santos Nunes, E. P., Suni-Lopez, F., Jimenez, E., Casagrande, A. L., & Maciel, C. (2024). Gender Equality Policies in STEM in Latin America-A Systematic Literature Review. In International Conference on Information Technology & Systems (pp. 410-419). Springer, Cham.
Disponible en: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-54256-5_39
Mapping Women STEM Initiatives in Latin American Countries: Bolivia, Brazil and Peru
Frigo, L.B. et al. (2024). Mapping Women STEM Initiatives in Latin American Countries: Bolivia, Brazil and Peru. In: Rocha, Á., Ferrás, C., Hochstetter Diez, J., Diéguez Rebolledo, M. (eds) Information Technology and Systems. ICITS 2024. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 933. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-54256-5_38
Disponible en: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-54256-5_38#citeas
Project Management in Large-Scale with International Settings: Challenges Faced with Multiculturalism
Mendes, L.; Faria, V. and Maciel, C. (2024). Project Management in Large-Scale with International Settings: Challenges Faced with Multiculturalism. In Proceedings of the 26th International Conference on Enterprise Information Systems – Volume 2, ISBN 978-989-758-692-7, ISSN 2184-4992, pages 29-40.
Disponible en: https://www.scitepress.org/Documents/2024/126319/
Gender Equality Policies in STEM in Latin America – Using Research in Grey and Systematic Literature
Espera más información.
ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina
Berardi, R., Auceli, P., Maciel, C., Davila, G., Guzman, I., & Mendes, L. (2023). ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 124-135). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.230764
Disponible en: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25016
What Are the Challenges Faced by Women in the Games Industry?
Drummond, B., Salgado, L., & Viterbo, J. (2022). What Are the Challenges Faced by Women in the Games Industry?. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 167-178). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.223130
Disponible en: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20869
Propuesta de un Juego Serio para Reducir los Estereotipos en Carreras STEM
Ortega-Arrieta, A., & Dávila, G. (2023). Propuesta de un Juego Serio para Reducir los Estereotipos en Carreras STEM. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 282-293). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.229866
Disponible en: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25030
¿Cómo incentivar la educación STEM en niñas?: Una revisión de literatura
Ponce, K., Rodriguez-Rodriguez, N., & Suni-Lopez, F. (2023). ¿Cómo incentivar la educación STEM en niñas?: Una revisión de literatura. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 1-12). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.230542
Disponible en: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25005
Open Data Platform to Promote Gender Equality Policies in STEM
Maciel, C., Guzman, I., Berardi, R., Caballero, B. B., Rodriguez, N., Frigo, L., Salgado, L., Jimenez, E., Bim, S. A. and Tapia, P. C. (2023) “Open Data Platform to Promote Gender Equality Policies in STEM”, In Proceedings of the Western Decision Sciences Institute (WDSI). April 2023. Portland Oregon, EUA.
Disponible en: https://wdsinet.org/Annual_Meetings/2023_Proceedings/papers/198..pdf
Perfis em Mídia Social para Promover Equidade de Gênero na Área STEM e STEAM
Pereira, L. R. R., de Souza, K., Silva, E. P. D. S. N., & Maciel, C. (2022). Perfis em Mídia Social para Promover Equidade de Gênero na Área STEM e STEAM. Proceedings http://ceur-ws. org ISSN, 1613, 0073.
Disponible en: https://ceur-ws.org/Vol-3321/paper9.pdf
Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM
Pereira, L., Souza e Silva, K., Nunes, E., & Maciel, C. (2022). Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 227-232). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.223162
Disponible en: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20878/20704
Mulheres no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: ingresso, permanência, êxito e políticas inclusivas.
LIMA, Silvia D. F. et. al. “Mulheres no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: ingresso, permanência, êxito e políticas inclusivas.” Anais do SEMIEDU 2022 UFMT: (Trans) Ver a Vida pelas Lentes de uma Educação Cientifica, Sensível, Ética, Estética e Artística MT p. 500-511/2022.
Disponible en: https://cms.ufmt.br/files/galleries/220/A288dcb61b820ca429b1eccc45212050863d6d79e.pdf
Fomento à equidade de gênero nas áreas STEAM: experiências formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso
de Lima, W. G., Sassi, S. B., Costa, M. F. A. F., & Lara, A. (2022). Fomento à Equidade de Gênero nas Áreas STEAM: Experiências Formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso.
Disponible en: https://ceur-ws.org/Vol-3321/paper6.pdf
STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso
Lima, W., Maciel, C., Casagrande, A., Sassi, S., & Nunes, M. (2022). STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 251-256). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.222927
Disponible en: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20882/20708