Publicações

Artigos publicados em periódicos

Mulheres em STEM: produções acadêmicas no contexto brasileiro

Arndt, G. J., Gonçalves, M. B., Miguel, R. D. B. P., & Frigo, L. B. (2023). Mulheres em STEM: produções acadêmicas no contexto brasileiro. Interfases, (018), 133-148.
Disponível em: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Interfases/article/view/661

“Lugar de mulher é na tecnologia”: uma análise de perfis eiros no Instagram sobre mulheres nas tecnologias

Gonçalves, M. B., Arndt, G. J., Miguel, R. de B. P., & Frigo, L. B. (2023). “El lugar de una mujer está en la tecnología”: un análisis de perfiles eños de Instagram sobre mujeres en tecnología. Interfases, (018), 159-167. https://doi.org/10.26439/interfases2023.n018.6617
Disponível em: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Interfases/article/view/6617

Mapping Women STEM Initiatives in Latin American Countries: Bolivia, Brazil and Peru

Frigo, L.B. et al. (2024). Mapping Women STEM Initiatives in Latin American Countries: Bolivia, Brazil and Peru. In: Rocha, Á., Ferrás, C., Hochstetter Diez, J., Diéguez Rebolledo, M. (eds) Information Technology and Systems. ICITS 2024. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 933. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-54256-5_38
Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-54256-5_38#citeas

Livros publicados/organizados ou edições

4 ELLAS: Edição especial da Interfases

Temos o prazer de anunciar que a rede internacional de pesquisa ELLAS colaborou com a edição especial (4 ELLAS) da revista digital Interfases, publicada pela Universidade de Lima. Esta edição apresenta versões estendidas dos trabalhos de pesquisa apresentados inicialmente no 2nd WELLAS, enriquecendo ainda mais o discurso sobre equidade de gênero em STEM. Esta edição traz artigos em inglês (8), português (5) e espanhol (1) enfatizando também a inclusão por meio do idioma.
Disponível em: https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/Interfases/issue/view/427

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

Project Management in Large-Scale with International Settings: Challenges Faced with Multiculturalism

Mendes, L.; Faria, V. and Maciel, C. (2024). Project Management in Large-Scale with International Settings: Challenges Faced with Multiculturalism. In Proceedings of the 26th International Conference on Enterprise Information Systems – Volume 2, ISBN 978-989-758-692-7, ISSN 2184-4992, pages 29-40.
Disponível em: https://www.scitepress.org/Documents/2024/126319/

Gender Equality Policies in STEM in Latin America – Using Research in Grey and Systematic Literature

Aguarde mais informações.

ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina

Berardi, R., Auceli, P., Maciel, C., Davila, G., Guzman, I., & Mendes, L. (2023). ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 124-135). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.230764
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25016

What Are the Challenges Faced by Women in the Games Industry?

Drummond, B., Salgado, L., & Viterbo, J. (2022). What Are the Challenges Faced by Women in the Games Industry?. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 167-178). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.223130
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20869

Propuesta de un Juego Serio para Reducir los Estereotipos en Carreras STEM

Ortega-Arrieta, A., & Dávila, G. (2023). Propuesta de un Juego Serio para Reducir los Estereotipos en Carreras STEM. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 282-293). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.229866
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25030

¿Cómo incentivar la educación STEM en niñas?: Una revisión de literatura

Ponce, K., Rodriguez-Rodriguez, N., & Suni-Lopez, F. (2023). ¿Cómo incentivar la educación STEM en niñas?: Una revisión de literatura. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 1-12). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.230542
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25005

Open Data Platform to Promote Gender Equality Policies in STEM

Maciel, C., Guzman, I., Berardi, R., Caballero, B. B., Rodriguez, N., Frigo, L., Salgado, L., Jimenez, E., Bim, S. A. and Tapia, P. C. (2023) “Open Data Platform to Promote Gender Equality Policies in STEM”, In Proceedings of the Western Decision Sciences Institute (WDSI). April 2023. Portland Oregon, EUA.
Disponível em: https://wdsinet.org/Annual_Meetings/2023_Proceedings/papers/198..pdf

Perfis em Mídia Social para Promover Equidade de Gênero na Área STEM e STEAM

Pereira, L. R. R., de Souza, K., Silva, E. P. D. S. N., & Maciel, C. (2022). Perfis em Mídia Social para Promover Equidade de Gênero na Área STEM e STEAM. Proceedings http://ceur-ws. org ISSN1613, 0073.
Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-3321/paper9.pdf

Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM

Pereira, L., Souza e Silva, K., Nunes, E., & Maciel, C. (2022). Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 227-232). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.223162
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20878/20704

Mulheres no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: ingresso, permanência, êxito e políticas inclusivas.

LIMA, Silvia D. F. et. al. “Mulheres no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: ingresso, permanência, êxito e políticas inclusivas.” Anais do SEMIEDU 2022 UFMT: (Trans) Ver a Vida pelas Lentes de uma Educação Cientifica, Sensível, Ética, Estética e Artística MT p. 500-511/2022.
Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/220/A288dcb61b820ca429b1eccc45212050863d6d79e.pdf

Fomento à equidade de gênero nas áreas STEAM: experiências formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso

de Lima, W. G., Sassi, S. B., Costa, M. F. A. F., & Lara, A. (2022). Fomento à Equidade de Gênero nas Áreas STEAM: Experiências Formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso.
Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-3321/paper6.pdf

STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso

Lima, W., Maciel, C., Casagrande, A., Sassi, S., & Nunes, M. (2022). STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 251-256). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.222927
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20882/20708

Rolar para cima