Fomento à equidade de gênero nas áreas STEAM: experiências formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso

As áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematic) ou como é comumente utilizada na Educação Básica, STEAM, com a inclusão da área da Arts, tem fomentado a equidade de gênero. Neste campo, surgem iniciativas, programas e projetos que visam promover o engajamento e ações em torno desta causa. No campo das tecnologias, diversos projetos foram criados a partir do surgimento do Programa Meninas Digitais. Assim, esta pesquisa relata as ações no campo da extensão e da pesquisa, envolvendo graduação e pós-graduação, do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso. A pesquisa tem abordagem qualitativa com análise documental, abrangendo os anos de 2020 e 2021, a partir do relato das experiências formativas do projeto. Os achados permitem destacar a relevância das ações de pesquisa com estudantes da pós-graduação e a importância das capacitações com os docentes da Educação Básica, ampliando o alcance do projeto e interagindo com esse movimento de reforma educacional, que também produzirá impactos para a Educação Superior.

Autores:
Waleska Gonçalves de Lima; Sabrina Bourscheid Sassi; Maria Fernanda Abalem Franca Nunes Costa; Ana Lara Casagrande; Cristiano Maciel.

Referência:
de Lima, W. G., Sassi, S. B., Costa, M. F. A. F., & Lara, A. (2022). Fomento à Equidade de Gênero nas Áreas STEAM: Experiências Formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso.