Com o objetivo de compartilhar ações e estratégias para fomentar a pauta STEAM e Gênero, este artigo relata a experiência formativa oriunda do Projeto de Extensão “Carreira, tecnologias e educação: extensão e pesquisa em prol da equidade de gênero”, vinculado ao Meninas Digitais Mato Grosso. As ações relacionaram as discussões sobre a sub-representação das mulheres nas áreas científicas e tecnológicas com o Novo Ensino Médio, na perspectiva dos docentes da rede estadual de Mato Grosso. Os resultados indicam avaliações positivas das pessoas participantes. Outras consequências benéficas podem ser percebidas quando acompanhados os efeitos na prática do docente, incluindo a inclusão de pautas STEAM e de Gênero nos contextos escolares.
Autores:
Waleska Gonçalves de Lima; Cristiano Maciel; Ana Lara Casagrande; Sabrina Bourscheid Sassi; Maria Fernanda Abalem Franca Nunes.
Referência:
Lima, W., Maciel, C., Casagrande, A., Sassi, S., & Nunes, M. (2022). STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 251-256). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.222927