O objetivo deste trabalho é compreender a inserção das mulheres em curso da área de computação do IFMT campus São Vicente e evidenciar o ingresso, permanência e êxito no período de doze anos, avaliando se houve aumento na efetivação do público feminino, bem como levantar as políticas e ações internas do campus que visem a permanência das estudantes ingressantes. O estudo é exploratório de natureza qualitativa, utilizou os dados abertos de ingressos no curso, e as comunicações de ações internas divulgadas no portal eletrônico da instituição realizando uma análise documental. A relevância deste estudo se dá pela busca de compreensão do cenário educacional sob a ótica pedagógica dentro de uma perspectiva de incentivo ao ingresso de mulheres na área STEM. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS por meio desta investigação evidência uma trajetória de maior busca pelos estudantes do sexo masculino, bem como um axiomático número de mulheres que evadem do curso. Os resultados deste estudo apontam a discrepância entre o sucesso acadêmico dos estudantes homens ingressantes em relação ao significativo aumento da evasão das mulheres. Dialogamos com pesquisadores e pesquisadoras que apresentam dados que fundamentam este fenômeno como Lima (2013), Madalozzo (2008), Glover (2002) e Marques (2007).

Autores:
Silvia Diamantino Ferreira de Lima; Leihge Roselle Rondon Pereira; Cristiano Maciel.

Referência:
LIMA, Silvia D. F. et. al. “Mulheres no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: ingresso, permanência, êxito e políticas inclusivas.” Anais do SEMIEDU 2022 UFMT: (Trans) Ver a Vida pelas Lentes de uma Educação Cientifica, Sensível, Ética, Estética e Artística MT p. 500-511/2022.