Apesar do crescente interesse feminino em jogos, as mulheres ainda representam uma porcentagem muito baixa das pessoas produtoras de jogos. Este trabalho realiza uma Revisão Sistemática da Literatura, com o objetivo de entender quais desafios as mulheres encontram na indústria de jogos, e quais propostas têm sido feitas para promover empresas mais inclusivas. Os artigos encontrados mostram que os estereótipos de gênero ainda são muito presentes, afetando a entrada e permanência de mulheres na área. Entretanto, têm-se discutido abordagens que envolvem, além da contratação de mais mulheres, colocá-las em posição de liderança e adotar estratégias de comunicação sensíveis a gênero. Os resultados podem contribuir para guiar futuras pesquisas sobre quais abordagens realmente funcionam ou não.
Autores:
Bárbara Moreira Drummond; Luciana Cardoso de Castro Salgado; José Viterbo.
Referência:
Drummond, B., Salgado, L., & Viterbo, J. (2022). What Are the Challenges Faced by Women in the Games Industry?. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 167-178). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2022.223130