ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina

Os países da América latina e Caribe sofrem com a sub-representação de mulheres nas áreas de STEM e para resolver esse problema iniciativas, políticas e ações são criadas com frequência por diversos órgãos, sejam eles públicos ou privados. Porém, dados e informações de iniciativas, políticas e ações, não estão abertos, concentrados em algum local e nem sempre estruturados. Para reduzir esse problema e facilitar pesquisas que utilizam dados sobre mulheres em STEM, a rede de pesquisa internacional ELLAS foi criada e executa um projeto. O intuito do projeto é a criação de uma plataforma com tecnologias baseada em Web Semântica para estruturar e concentrar os dados do Brasil, Peru e Bolívia, inicialmente. Assim, esse artigo tem por objetivo apresentar as estratégias adotadas para o desenvolvimento desta plataforma.

Autores:
Rita Cristina Galarraga Berardi; Pedro Henrique Stolarski Auceli; Cristiano Maciel; Guillermo Davila; Indira R. Guzman; Indira R. Guzman.

Referência:
Berardi, R., Auceli, P., Maciel, C., Davila, G., Guzman, I., & Mendes, L. (2023). ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 124-135). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2023.230764

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima