Latin American Open Data for Gender Equality Policies Focusing on Leadership in STEM (Dados abertos da América Latina para políticas de equidade de gênero com foco na liderança em STEM)

A existência de dados  recentes e confiáveis pode ser parcialmente responsável pela equidade de gênero em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na América Latina.  O projeto visa contribuir para a geração de dados comparáveis ​​entre países para avaliar políticas e intervenções para reduzir a diferença de gênero em STEM, aumentando especialmente o número de mulheres líderes em universidades, indústrias e instituições públicas.

A equipe do projeto tem mapeado os fatores que influenciam o desenvolvimento da carreira das mulheres em STEM, documentando e analisando as iniciativas à participação feminina nas áreas STEM e identificando as lições aprendidas. Uma infraestrutura de dados abertos está sendo usada para mapear as informações e construir uma plataforma para melhorar a colaboração entre os setores de educação, governo e indústria que buscam reduzir as lacunas de gênero STEM na América Latina.

A plataforma estará inicialmente disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês), começando pelos três países participantes do consórcio – Bolívia, Brasil e Peru – com vistas à futura expansão para outros países da região latino-americana e fora dela.

A logomarca do projeto

A logomarca foi elaborada a convite do coordenador do projeto, Prof. Dr. Cristiano Maciel, pela arquiteta e urbanista brasileira Miriã Barros, que por muitos anos trabalhou como designer gráfica.

A flor da logo representa a sensibilidade, criação e delicadeza do feminino. Ela é formada por 4 pétalas que simbolizam as quatro áreas da STEM: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics). A última pétala representa o projeto ELLAS, que completa a flor.

Na pétala da Ciência, tem-se o átomo. Já na pétala da Tecnologia, tem-se o computador. Na pétala da Engenharia, tem-se a engrenagem e, por fim, na pétala da Matemática, tem-se o símbolo da letra grega Pi.

Os três estames da flor representam as conexões e os dados da internet. No centro da flor, onde se localiza o óvulo, é posto o símbolo do feminino em contraposição ao azul, que está estereotipadamente associado ao masculino.

Com relação à paleta de cores, foram escolhidas cinco cores: o laranja simboliza a criatividade; as variações da cor rosa simbolizam a sensibilidade; o roxo simboliza inovação e transformação e o azul simboliza a tecnologia.

Organização Financiadora do Projeto:
Internacional Development Research Centre

Como parte dos esforços de relações exteriores e desenvolvimento do Canadá, o International Development Research Centre (IDRC) defende e financia a pesquisa e a inovação em regiões em desenvolvimento, para impulsionar a mudança global.

O IDRC investe em pesquisa de alta qualidade em países em desenvolvimento, compartilhando conhecimento com uma equipe de pesquisa e pessoas que formulam políticas para maior aceitação e uso, mobilizando nossas alianças globais para construir um mundo mais sustentável e inclusivo.

O IDRC foi estabelecido por um Ato do Parlamento do Canadá em 1970 com o intuito de “iniciar, encorajar, apoiar e conduzir pesquisas sobre os problemas das regiões em desenvolvimento do mundo e sobre os meios para aplicar e adaptar estudos científicos, técnicos e outros conhecimentos para o avanço econômico e social dessas regiões”.

(Informações retiradas do site oficial)

Instituições Participantes

Clique na instituição para saber mais sobre ela.

Instituições Parceiras

Clique na instituição para saber mais sobre ela.