O objetivo principal deste artigo é apresentar uma revisão sistemática da literatura para mapear estudos que tratem de iniciativas que visem promover a inserção e permanência de mulheres em carreiras de Tecnologia e Engenharia (TE), na Bolívia, Brasil e Peru. Este é o primeiro passo para contribuir com a geração e uso de dados abertos comparáveis entre países para avaliar políticas e intervenções para reduzir a lacuna de gênero em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Os achados mostram limitações na revisão da literatura de publicações em inglês sobre iniciativas para abordar a representação e liderança feminina no campo STEM nesses países.
Autores:
Luciana Bolan Frigo, Alessandra Ferreira dos Santos, Nadia Rodriguez-Rodriguez, Raquel de Barros Pinto Miguel, Sílvia Amélia Bim, Cristiano Maciel & Indira Rita Guzman
Idioma:
Inglês
Referência:
Frigo, L.B. et al. (2024). Mapping Women STEM Initiatives in Latin American Countries: Bolivia, Brazil and Peru. In: Rocha, Á., Ferrás, C., Hochstetter Diez, J., Diéguez Rebolledo, M. (eds) Information Technology and Systems. ICITS 2024. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 933. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-54256-5_38