Equity in Focus: a study of female representation in the context of academic administration and STEM of federal universities in Brazil

A diversidade e a equidade de gênero no Ensino Superior podem ser influenciadas por aqueles que ocupam posições de liderança na administração acadêmica. Realizamos um estudo para investigar disparidades de gênero e a formação acadêmica dos indivíduos que ocupam os três principais cargos hierárquicos na administração acadêmica das universidades federais brasileiras. A pesquisa exploratória ocorreu no segundo semestre de 2023, durante a qual utilizamos uma revisão de literatura cinzenta com consulta ao site do governo (Fala.Br) para acesso às informações. Por meio da coleta de dados, identificamos a distribuição de gênero nos cargos administrativos acadêmicos e examinamos a distribuição de gênero e a formação acadêmica em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Em seguida, analisamos a proporção de cargos administrativos acadêmicos ocupados por mulheres com formação em STEM e não-STEM. Nossa análise mostrou que as mulheres ocupam a menor porcentagem nos cargos administrativos acadêmicos. Na análise da formação acadêmica feminina, a menor proporção de ocupação é atribuída a mulheres em STEM. Os resultados deste estudo destacam a necessidade de criar estratégias para promover a liderança acadêmica administrativa feminina e fornecem informações valiosas para pesquisadores comprometidos em reduzir as desigualdades de gênero, especialmente nas áreas STEM.

Autores:
Leihge Roselle Rondon Pereira, Silvia Diamantino Ferreira De Lima, Cristiano Maciel & Indira R. Guzman

Idioma:
Inglês Bandeira dos Estados Unidos

Referências (APA):
Pereira, L. R. R., Lima, S. D. F. D., Maciel, C., & Guzman, I. R. (2024). Equity in focus: A study of female representation in the context of academic administration and STEM of federal universities in Brazil. In Proceedings of the 2024 Computers and People Research Conference (SIGMIS-CPR ’24) (Article 14, pp. 1–8). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3632634.3655858

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