Women’s academic leadership in STEM: a systematic literature review on challenges, opportunities and strategies

Este estudo examina a interseção entre equidade de gênero e inclusão na educação por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura de artigos acadêmicos e anais de conferências focados na liderança feminina em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Os estudos foram coletados em três idiomas: português, por ser o idioma oficial do país onde a pesquisa foi desenvolvida; espanhol, por abranger países da América Latina; e inglês, por ser a língua predominante na literatura científica global. A revisão identificou estudos que possibilitaram definir vinte categorias de desafios, nove categorias de oportunidades associadas à liderança feminina em STEM e dezesseis categorias de estratégias para apoiar seu desenvolvimento no campo. Os resultados destacam a necessidade crítica de reformas culturais e estruturais, juntamente com a implementação de políticas direcionadas nas instituições acadêmicas, para promover oportunidades equitativas, ampliar o reconhecimento e impulsionar mulheres a posições de liderança no ensino superior. Esses achados enfatizam a importância de esforços contínuos para avançar na equidade de gênero e inclusão na liderança acadêmica em STEM.

Autores:
Leihge Roselle Rondon Pereira, Cristiano Maciel & Indira Rita Guzman

Idioma:
Inglês Bandeira dos Estados Unidos

Referências (APA):
Rondon Pereira, L. R., Maciel, C., & Guzman, I. R. (2025). Women’s academic leadership in STEM: a systematic literature review on challenges, opportunities and strategies. Studies in Higher Education, 1–14. https://doi.org/10.1080/03075079.2025.2511825

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Here can be your custom HTML or Shortcode

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima