Este estudo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura, que analisa artigos acadêmicos e artigos em anais de congressos que abordam a liderança acadêmica de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Por meio do levantamento de estudos, em idioma português, espanhol e inglês, identificamos dez categorizações sobre liderança acadêmica de mulheres em STEM. A partir das conceitualizações foi possível definir aspectos para esse modelo de liderança, sendo eles administrativo, científico e cultural. Tais aspectos são considerados relevantes para promover a equidade de gênero e inclusão na liderança acadêmica STEM.
Autores:
Leihge Roselle Rondon Pereira, Cristiano Maciel & Indira Rita Guzman
Idioma:
Português
Referências (APA):
Pereira, L., Maciel, C., & Guzman, I. (2025). O que é Liderança Acadêmica de Mulheres em STEM? Uma Abordagem Conceitual. In Anais do XIX Women in Information Technology, (pp. 106-117). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2025.8387