Elaboración de una ontología para abordar la presencia de las mujeres en los cursos de informática en Brasil

A presença das mulheres em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tem ganhado relevância. No entanto, a pesquisa sobre o tema enfrenta desafios devido à falta de dados necessários para a construção de análises consistentes. A Rede ELLAS (Equality for Leadership in Latin American STEM – Igualdade para o Liderança em STEM na América Latina) tem como objetivo desenvolver uma plataforma Linked Open Data (LOD) que ajude a preencher essa lacuna. O presente trabalho faz parte da ELLAS e colabora com (1) a conversão (RDF) dos dados do Censo da Educação Superior do Inep, (2) a criação de uma metodologia para o desenvolvimento de ontologias, a ser utilizada no projeto e que possibilite a análise sobre a presença e permanência de mulheres nas áreas de STEM, e (3) sua instanciação no contexto da Educação Superior na área de informática no Brasil.

Autores:
Vanessa Lazarin de Souza & Rita Cristina Galarraga Berardi

Referências (APA):
Lazarin de Souza, V., & Galarraga Berardi, R. C. (2023). Elaboración de una ontología para abordar la presencia de las mujeres en los cursos de informática en Brasil. Interfases, (018), 31-39. https://doi.org/10.26439/interfases2023.n018.6604Vanessa Lazarin de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima