À medida que o imperativo para representação equitativa em papéis de liderança dentro de STEM se torna mais pronunciado, o exame meticuloso das políticas existentes que promovem a igualdade de gênero se torna cada vez mais vital. Esse escrutínio não apenas abre caminho para o progresso, mas também promove uma cultura de inclusão social. Esta pesquisa fornece um instantâneo de uma faceta de uma iniciativa de pesquisa abrangente e contínua dedicada a promover pesquisas impactantes sobre liderança feminina dentro de domínios STEM em países de baixa e média renda (LMICs). Especificamente, este estudo assume a tarefa crucial de identificar políticas de igualdade de gênero no cenário dinâmico da América Latina e o corpus de literatura associado. Para conseguir isso, conduzimos uma revisão sistemática da literatura, empregando quatro bancos de dados de citações respeitáveis como nossos principais recursos. As descobertas de nossa investigação iluminam os desafios multifacetados associados à aquisição de dados comparáveis entre países — essenciais para a avaliação de políticas e intervenções projetadas para mitigar a lacuna de gênero generalizada em STEM. Este estudo contribui identificando o discurso acadêmico sobre o tema e oferecendo dados para formuladores de políticas e pesquisadores interessados em melhorar a participação das mulheres em STEM e promover a igualdade de gênero duradoura.
Autores:
Indira R. Guzman, José Viterbo, Eunice P. dos Santos Nunes, Franci Suni-Lopez, Elizabeth Jimenez, Ana Lara Casagrande & Cristiano Maciel
Idioma:
Inglês
Refêrencias (APA):
Guzman, I. R., Viterbo, J., dos Santos Nunes, E. P., Suni-Lopez, F., Jimenez, E., Casagrande, A. L., & Maciel, C. (2024). Gender Equality Policies in STEM in Latin America-A Systematic Literature Review. In International Conference on Information Technology & Systems (pp. 410-419). Springer, Cham.